EDU VIOLA
Discografia
1969-2012
Eduardo Rodrigues de Oliveira
Edu Viola, cantor, compositor, liutáio-construtor de instrumentos musicais, descendente de índios cariri, se confundem com a história do underground e da vida cultural paulistana.
Eduardo Rodrigues de Oliveira o pai era artesão e a mãe, uma mulher que adorava cantar-que foi amiga de Mário de Andrade, cantou para Villa Lobos-e deu aulas para Milton Nascimento.
´´Quando eu era menino minha mãe me escolheu para ser cantor´´, conta Edu, explicando que era assim que mestre Mozart recomendava que se fizesse, o aprendiz deveria ser escolhido na mais tenra idade.
Além de exercer o curioso ofício de inventar e construir instrumentos, ele é autor e diretor musical, compõe para o cinema e TV. Transita pelos meios musical e o teatral, tendo trabalhado com os maestros Paulo Herculano e Jamil Malufi diretores como Ademar Guerra, Silney Siqueira e Bibi Ferreira, e músicos como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal e Renato Russo.
Dados Artísticos
Gravou compactos e LP´s conheceu os tropicalistas e se apaixonou pela guitarra elétrica. Lutou contra a ditadura enquanto cursava arquitetura na USP, participou da famosa adaptação brasileira do musical Hair, flertou com os rockeiros por influência de Zé Brasil (músico compositor e baterista do Apocalypsis) e, ainda nos ´´anos de chumbo ´´, tocou guitarra e viola no lendário grupo Sindicato com Ricardo Petraglia e no Alpha Centauri com o mestre Dinho Gonçalves, um dos grandes nomes da percursão brasileira.
Em 1980 lança seu LP em Brasília´´O direito do Avesso´´no teatro galpão.
LEIA MAIS NO DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
O verbete Edu Viola não consta no Dicionário Cravo Albin. O texto acima tem como fonte o site do Mopho Discos
Pesquisa da discografia: Quadrada do Canturis
DISCOGRAFIA
Playlist em construção
REGISTROS
Vídeos de shows, entrevistas, apresentações e etc …
DISCOGRAFIAS: ARMAZÉM MEMÓRIA
TUDO GEOPOLÍTICO
Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas. (Wikipédia)