ELZA SOARES

Discografia

1960-2015

DISPERSAS

O Armazém Memória reúne abaixo os registros dispersos de músicas, inéditas ou regravações, que participam de discos coletivos ou coletâneas. Por exemplo a interpretação de Elza Soares da música “Meu Guri” de Chico Buarque.

Dicionário Cravo Albin2

Elza da Conceição Soares

 

Cantora. Compositora. Filha de Avelino Gomes (operário e tocador de violão nas horas vagas) e Rosária Maria da Conceição (lavadeira).

Dados Artísticos

Em 1953, fez o primeiro teste na Rádio Tupi, no programa “Calouros em desfile”, de Ary Barroso. No teste interpretou a música “Lama” (Paulo Marques e Alice Chaves), ganhando o primeiro lugar. Seu irmão Avelino, que estudava violão e tocava na Orquestra Garam de Bailes, do maestro Joaquim Naegli, comentou com este sobre a irmã e do prêmio que havia ganho no programa de Ary Barroso. Após um teste com o maestro, foi contratada como crooner.

Trabalhou na orquestra até 1954, quando ficou grávida. No ano seguinte, após ser liberada pelo médico do resguardo do parto, fez um show no Clube da Imprensa e foi convidada a assistir à peça “Jour-jou-Fru-fru”, de Silva Filho, no Teatro João Caetano, onde conheceu Mercedes Batista, que a convidou para participar do elenco de bailarinas. Pouco tempo depois, estava contracenando com Grande Otelo na peça que se tornaria um grande sucesso de público na época.

Em 1958, viajou para a Argentina com a Companhia de Mercedes Batista, apresentando-se no Teatro Astral. No ano de 1959, ao regressar ao Brasil, foi contratada por Walter Silva para a Rádio Vera Cruz. Na emissora, conheceu Moreira da Silva, que a levou para cantar no Texas Bar, em Copacabana, fazendo contato com Silvinha Teles e Aloísio de Oliveira, que a convidou para gravar.

Ainda em 1959 gravou pela Odeon um 78 rpm com as músicas “Se acaso você chegasse” (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) e “Mack the Knife”. No ano seguinte, foi para São Paulo trabalhar no show “Festival Nacional de Bossa Nova”, realizado no Teatro Record e na Boate Oasis. Por essa época, gravou o primeiro LP, “Se acaso você chegasse”, pela Odeon. Logo depois lançou “A bossa negra”, seu segundo disco. Em 1961 gravou seu 2º disco “A bossa negra”, lançado pela Odeon nesse mesmo ano e relançado pela Universal Music em 2003. O disco contou com 12 faixas, dentre as quais “Marambaia” e “Beija-me”.

Em 1962, fez apresentações como representante do Brasil na Copa do Mundo no Chile, onde conheceu Louis Armstrong (representante artístico dos Estados Unidos), que lhe propôs fazer carreira nos EUA. Conheceu Garrincha, com quem se casaria e manteria um relacionamento conturbado.

No ano seguinte, em 1963, gravou pela Odeon o LP “Sambossa”, com as composições “Rosa morena” (Dorival Caymmi), “Só danço samba” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e “A banca do distinto” (Billy Blanco), entre outras. Em 1964, ainda pela Odeon, gravou o disco “Na roda do samba”, com os sucessos “Pressentimento” (Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho) e “Princesa Isabel”, de Sérgio Ricardo.

Entre 1963 e 1967, gravou vários compactos e LPs.

DISCOGRAFIA

O Armazém Memória listou 30 discos ligados à discografia de Elza Soares, compondo um acervo de 415 faixas publicadas, além de diversas faixas que não se encontram em nenhum álbum. A playlist abaixo contém 20 álbuns completos dos 30 listados.

REGISTROS

Vídeos de shows, entrevistas, apresentações e etc …

DISCOGRAFIAS: ARMAZÉM MEMÓRIA

 


TUDO GEOPOLÍTICO

Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas. (Wikipédia)