SÉRGIO SAMPAIO

Discografia

1971-2010

DISPERSAS

O Armazém Memória reúne abaixo registros dispersos de músicas, inéditas, ao vivo ou regravações, que participam de discos coletivos ou coletâneas, bem como os registros da participação em álbuns de terceiros como músico. Destacamos a gravação ao vivo da música Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua durante o show Phono 73 e a inédita O Que Sinto Agora, gravada em show no Cabaré Mineiro em 1986. 

Dicionário Cravo Albin2

Sérgio Morais Sampaio

 


Cantor e compositor brasileiro, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo em 13 de abril de 1947 e falecido no Rio de Janeiro em 15 de maio de 1994.

Dados Artísticos

O capixaba Sérgio Sampaio foi daqueles artistas não reconhecidos – ou melhor, não adequadamente avaliados – em seu tempo.

Em plena ditadura Médici, estourou nacionalmente com “Eu quero é botar meu bloco na rua”, histórica marcha-rancho, um dos mais eloqüentes protestos da MPB contra a ditadura.

Ainda jovem e imaturo, com todas as atenções voltadas para si, respondeu com “Odete”, “Viajei de trem” e “Meu pobre blues”, demonstrando sua categoria e versatilidade como compositor, mas parecia estigmatizado por aquela música tão marcante.

Com “Velho bandido” e o LP “Tem que acontecer” ganhou aplauso da crítica, sem, no entanto alcançar uma repercussão popular mais significativa. Incompatibilizado com a indústria musical, de meados dos anos 70 em diante resolveu trilhar um solitário caminho à margem do mercado, gravando apenas mais um LP, o independente “Sinceramente”, de 1982, e fazendo shows em teatros underground e bares.

Arrolado entre os “malditos” da MPB setentista – Jards Macalé, Luiz Melodia, Jorge Mautner, entre outros – rotulado de “compositor de uma música só”, Sérgio Sampaio tinha muito mais a oferecer. Permaneceu um artista puro, que, mesmo longe dos holofotes da mídia, fez do ato de compor e cantar sua própria razão de ser.

Deixou um balaio precioso de músicas inéditas – um tesouro a ser descoberto por intérpretes dos mais variados gêneros.

RODRIGO MOREIRA

DISCOGRAFIA

O Armazém Memória listou 17 discos ligados ao cantor e compositor Sérgio Sampaio, formando uma discografia com 4 LPs e 6 Compactos produzidos entre os anos de 1971 a 1982, contendo 59 faixas sendo 2 regravações dos compactos, que aqui estão reunidos em um único arquivo digital. Um disco inédito que sairia pelo selo Baratos Afins, que não aconteceu devido sua morte em 1994, 3 coletâneas entre 1998 a 2002, 2 discos recuperados a partir de fitas k7 de shows com 3 músicas inéditas e um disco póstumo produzido por Rossana Decelso e Zeca Baleiro. 

REGISTROS

Vídeos de shows, entrevistas, apresentações e etc …

 

DISCOGRAFIAS: ARMAZÉM MEMÓRIA


TUDO GEOPOLÍTICO

Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas. (Wikipédia)