G-PG4M6MZJBE

O Armazém Memória oferece oficinas de formação sobre o uso de seu acervo digital e as possibilidades da pesquisa com enfoque e participação indígena. Assim, facilitamos o acesso de estudantes, professores, pesquisadores, militantes e povos aos documentos disponibilizados, e incentivamos o resgate coletivo da história em defesa dos direitos humanos.

Nesta página, você encontrará informações para o agendamento das oficinas, que são gratuitas, online e estão disponíveis para todos os públicos. Também disponibilizamos materiais de apoio, como tutoriais e um manual de pesquisa. Este é um projeto realizado pelo Armazém Memória e o Instituto de Políticas Relacionais, em parceria com o Observatório dos Direitos e Políticas Indígenas (OBIND) e com apoio da Embaixada Real da Noruega no Brasil.

Por que pesquisar no Centro de Referência Virtual Indígena?

O modelo de desenvolvimento adotado no Brasil promove um genocídio continuado contra os povos indígenas, que se repete em ciclos de violência. O apagamento da memória dos povos é parte dessa estratégia de repetição e dominação. Para superação dessas práticas, é necessário um trabalho coletivo, voluntário e cidadão, capaz de implementar os conceitos da justiça de transição voltados para a reparação e a criação de mecanismos de não repetição da violência.

O Centro de Referência Virtual Indígena reúne acervos e coleções de documentos de Estado e da sociedade civil sobre os povos indígenas. São milhares de documentos disponíveis para investigação. Pesquise com persistência! Monte seu grupo de trabalho. Diante da emergência indígena, precisamos de corações e mentes!

Clique no link abaixo para solicitar o agendamento de uma oficina. Após o preenchimento do formulário, aguarde o e-mail de confirmação.

Materiais de apoio

Desenvolvemos um manual de pesquisa, com orientações para o uso do acervo do Centro de Referência Indígena. O manual pode ser lido clicando na imagem abaixo. Além disso, também é possível acessar o vídeo-tutorial produzido pelo DocPro, a plataforma onde disponibilizamos nosso acervo. E, para navegar pelos acervos disponíveis em nossa biblioteca, clique aqui.

Estudo de casos

Levantar a história dos conflitos interétnicos, buscar elementos e provas da violência do Estado em documentos oficiais e produzidos pela sociedade, para construir processos de reparação e responsabilização.

Coleta de depoimentos

Fortalecer a história oral e registrar as vivências dos parentes frente as violências de Estado, para que estes registros eduquem novas gerações e ganhem status probatórios nos relatórios produzidos e  pedidos de reparação dos povos atingidos.

Localização de arquivos

Mapear arquivos, fundos, coleções, guias de fontes de documentação histórica e probatória para subsidiar os grupos de trabalho e ampliar o acervo do Armazém Memória, para promover a verdade e a justiça de transição para os povos indígenas.

 

Comece a pesquisar:

   

Quer continuar conversando? Envie um e-mail para contato@armazemmemoria.com.br