Filmoteca Indígena

acervo recolhido

 

Catálogos

O Armazém Memória apresenta a Filmoteca Indígena organizada no Centro de Referência Virtual Indígena, que tem por objetivo reunir e disponiblizar na internet parte da produção audiovisual onde povos indígenas estão retratados ao longo de várias épocas. Registros feitos por não-indígenas e indígenas compõe nosso catálogo de filmes recolhidos.

Devolver aos povos retratados o acesso público pela internet de suas imagens em movimento é um movimento de reparação por tantas violências sofridas por esses povos, como também um chamado para que a sociedade envolvente conheça através dos documentários recolhidos o sentido das palavras respeito à diversidade cultural e existencial existente no Brasil.

A ampliação desse catálogo e a disponiblização dos filmes recolhidos no Youtube classificando-os em inúmeras playlists é um trabalho permanente no Armazém Memória em defesa da cultura, da diversidade da vida e do respeito ao bem viver indígena e aos direitos humanos.

Visite o canal, se inscreva para acompanhar as recorrentes publicações de novos títulos e colabore divulgando o canal Povos Indígenas no Brasil a seus contatos, para que ele chegue às escolas e aldeias e assim ampliarmos o diálogo em sociedade através dos conteúdos dos filmes, bem como a rede em defesa dos direitos dos povos indígenas em nosso país.

Marcelo Zelic

coordenador do Armazém Memória

Por cronologia

Catálogo organizado por décadas.

Por etnia

Catálogo organizado por povos indígenas.

Por título do filme

Catálogo organizado por ordem alfabética.

Séries, Coletâneas, Mostras & Retrospectivas

Lives, Cursos, Seminários & Exposições

Mostra de filmes e vídeos

O Índio Imaginado

Ao trazer para o meio virtual a retrospectiva da mostra de filmes e vídeos O Índio Imaginado, o Armazém Memória abre uma janela para que as gerações de hoje possam ter acesso a uma das iniciativas que marcaram os 500 anos do descobrimento das Américas.

Mostra do cinema indígena

Aldeia SP

Entre os dias 15 e 22 de agosto de 2014 aconteceu em São Paulo a mostra de filmes Aldeia SP um marco recente para a produção cinematográfica dos cineastas indígenas. O Armazém Memória recolheu ao acervo parte dos 34 filmes exibidos no evento, que depois passou a chamar-se Bienal do Cinema Indígena.

Mito, Dios é um vídeo de 1990 produzido pelo Cinemateca do Equador com a entrevista com Eduardo Galeano. Aproveite! Caso necessite, utilize a legenda no Youtube.

"Cada um de nós temos duas memórias, e há uma memória, a memória individual, que está condenada à morte, assim como está condenada à morte a cara que usamos no mundo, a cabeça que usamos no mundo, essa memória individual que vai ser mordida pelos dentes implacáveis do tempo, ou da paixão e terminará virando pó; mas há outra memória invulnerável, invencível, imortal, que é a memória coletiva."

 

Eduardo Galeano em Mito, Deus, ao falar de como o povo Nagô, da costa ocidental da Africa, culturalmente nos legou seu entendimento  sobre a memória.

Acervo recolhido

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

Filmes Recolhidos

em 22/05/2022.

Filmoteca Indígena

Campanha de localização de filmes em VHS e DVD para recuperação, digitalização, recolhimento ao acervo, catalogação e disponibilização em nosso canal no Youtube.

 

Recuperar registros em movimento sobre povos indígenas, aldeias, comunidades e lideranças, nos mais variados suportes, é uma forma de expressar respeito à diversidade de suas culturas e vidas, fortalecendo a memória coletiva e lutas pelo bem viver. Abrir acesso digital pela internet a estes registros aos indígenas e não-indígenas, é também um ato de reparação que este acesso proporciona às novas gerações nas aldeias e na sociedade.

 

Caso possua registros sobre povos indígenas entre em contato através do formulários abaixo para material em VHS ou DVD dos anos 1970 a 2000.

Foto: Cinema nas Aldeias Xavante -Terra Indígena Parabubure (MT) – Agencia Brasil

Formulário
Organização, produção e pesquisa:

Julio Zelic e Marcelo Zelic

Realização
Apoio

Contato: marcelozelic@gmail.com