“Apaixonado pela música do Brasil e em resposta ao que considerava a dominação do cenário musical brasileiro pelas indústrias multinacionais, bem como com a descaracterização da música popular brasileira pela excessiva influência e imitação de grupos estrangeiros, Marcus Pereira se destacou por promover a gravação e trazer a lume composições genuinamente brasileiras, revelando assim, o mapa musical do Brasil”. (Canal Música Boa)

O Armazém Memória colabora com o esforço anônimo e coletivo para recuperação e difusão desta discografia, organizando esta página como um tributo a Marcus Pereira e mais um ponto de acesso a estes registros, que seguindo os passos de Mário de Andrade e a Missão de Pesquisa Folclórica realizada em 1938, criou uma coleção de discos de grande valor cultural para o Brasil entre os anos de 1967-1981.

Aqui estão 171 discos lançados pela gravadora ‘Discos Marcus Pereira’, selo independente de música brasileira, cujo idealizador foi retratado nas palavras destacadas acima do canal Musica Boa, que criou o acesso no Youtube, dando sequencia a um trabalho coletivo e voluntário de pesquisa e consolidação do catálogo, reunião e digitalização dos álbuns, feito por internautas. Cada vídeo é um disco completo.

Marcus Pereira apesar de sua trágica morte, vive e revive a cada download da coleção completa e a cada execução dos discos que produziu, cujo acervo deveria ser tombado como patrimônio da cultura brasileira.

Preste sua homenagem, compartilhe!

 

SELO FONOGRÁFICO

Discos Marcus Pereira (1967-1981)

Clique no disco escolhido para acionar o jukebox.

(… …)

Em menos de dez anos, a Discos Marcus Pereira (1973-1981) editou cerca de 140 discos, dos mais variados estilos. Lançou os primeiros LPs de Cartola, Donga, Paulo Vanzolini, Quinteto Armorial, Canhoto da Paraíba. E documentou, de forma pioneira no mercado fonográfico do país, manifestações folclóricas e populares de todas as regiões do Brasil. Do ponto de vista financeiro, a empreitada pode ser vista como um fracasso. Seu valor artístico e histórico, ao contrário, é um monumento àquele que Aluízio Falcão chamou o “nosso mais criativo compositor de todos os tempos”: o povo brasileiro.

(… …)

André Picolotto

Leia o texto completo aqui

Navegue no Youtube

Agradecimento: Fica aqui o registro de que a reunião desta memória foi um trabalho coletivo de pessoas preocupadas em preservar e difundir esta discografia e o agradecimento a quem disponibilizou toda a coleção em mp3 e torrent, Blogs Esquizofia e 300 discos, bem como ao canal do Youtube Musica Boa, que organizou a playlist.

Baixe a coleção completa ‘Discos Marcus Pereira’ em torrent: http://mgnet.me/Eqw9 (via BitTorrent)

DISCOGRAFIAS: ARMAZÉM MEMÓRIA

TUDO GEOPOLÍTICO

Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas. (Wikipédia)