QUINTETO VIOLADO

Discografia

1972-2015

Dicionário Cravo Albin2

Quinteto Violado

 

Grupo instrumental. Cantores. Compositores. (Antonio Alves, Marcelo Melo, Luciano Pimental, Fernando Filizola  e Alexandre Johnson).

 
Dados Artísticos

Naturais de Pernambuco.

  • Antonio Alves foi químico e formou-se maestro arranjador;
  • Marcelo Melo deixou o curso de engenharia para dedicar-se ao violão e passou uma temporada estudando na França, onde acompanhou alguns nomes da música francesa como Françoise Hardy;
  • Luciano Pimentel é baterista e estudou na Escola de Belas-Artes do Recife;
  • Fernando Filizola foi administrador de empresas, integrou um conjunto pop e trocou a guitarra elétrica pela viola sertaneja de dez cordas e
  • Alexandre Johnson passou a integrar o grupo com apenas 14 anos, considerado flautista de grande futuro.

O grupo faz um trabalho em que usa instrumentos comuns, flauta transversal, viola sertaneja, violão, bateria e baixo acústico, por vezes acrescido de instrumentos primitivos, apito de arremedo, matraca, triângulo, ganzá, e flauta de latão.

O quinteto foi formado em 1970, sem ainda ter o nome que o consagrou. No mesmo ano, apresentou seu primeiro show na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. Foi descoberto por Gilberto Gil  em Pernambuco, que o apresentou ao produtor Roberto Santana e logo foi visto por diversos críticos como um novo caminho para a MPB.

DISCOGRAFIA

Playlist com 11 álbuns completos de 38 listados.

REGISTROS

Vídeos de shows, entrevistas, apresentações e etc …

DISCOGRAFIAS: ARMAZÉM MEMÓRIA

 

TUDO GEOPOLÍTICO

Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas. (Wikipédia)