BOCA LIVRE
Discografia
1979-2013
Boca Livre
Grupo vocal e instrumental formado em 1978 por Maurício Maestro (contrabaixo e vocal), Zé Renato (violão e vocal), Cláudio Nucci (violão e vocal) e David Tygel (violão e vocal). Participou, nesse ano, do disco “Camaleão”, de Edu Lobo, excursionando com o compositor através do Projeto Pixinguinha.
Lançou, no ano seguinte, o LP independente “Boca Livre”, que ultrapassou a vendagem de 100.000 cópias, com destaque para as canções “Toada” (Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho) e “Quem tem a viola” (Zé Renato, Claudio Nucci e Xico Chaves).
Participou, em 1980, do “Show do Primeiro de Maio”, realizado no Riocentro (RJ).
Em 1981, Claudio Nucci desligou-se do conjunto, sendo substituído por Lourenço Baeta. Com essa nova formação, o grupo gravou “Bicicleta” (1981), LP independente que contou com as participações especiais de Tom Jobim e Naná Vasconcelos, “Folia” (PolyGram,1982) e “Boca Livre” (PolyGram, 1983).
Em 1989, o quarteto lançou pela Som Livre o LP “Boca Livre em concerto”, gravado ao vivo durante temporada no Canecão (RJ).
LEIA MAIS NO DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Primeira formação (1979-1981):
Mauricio Maestro, Zé Renato, Claudio Nucci e David Tygel.
Segunda formação (1981-1983):
Mauricio Maestro, Zé Renato, Lourenço Baeta e David Tygel.
Terceira formação (1983-2000):
Mauricio Maestro, Zé Renato, Lourenço Baeta e Fernando Gama.
Quarta formação (2001-2005)
Mauricio Maestro, Claudio Nucci, Lourenço Baeta e Fernando Gama.
Quinta formação: a partir de 2006
Mauricio Maestro, Zé Renato, David Tygel e Lourenço Baeta.
Pesquisa da discografia: Quadrada do Canturis
DISCOGRAFIA
Playlist com 11 álbuns completos de 13 listados.
DISCOGRAFIAS: ARMAZÉM MEMÓRIA
TUDO GEOPOLÍTICO
Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas. (Wikipédia)