Bem vindos e bem vindas ao nosso acervo virtual. Boa Pesquisa

DISCO

GRAFIAS


TUDO GEOPOLÍTICO

Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas. (Wikipédia)

 

ALCEU VALENÇA

ANDRÉ GERAISSATI

ARTHUR VEROCAI

BANDA DE PAU E CORDA

BOCA LIVRE

CAZUZA

EDU VIOLA

EGBERTO GISMONTI

ELOMAR

ELZA SOARES

GERALDO VANDRÉ

HERMETO PASCOAL

ITAMAR ASSUMPÇÃO

LULA CÔRTES

NOVOS BAIANOS

QUINTETO VIOLADO

RAUL SEIXAS

SEBASTIÃO TAPAJÓS

SÉRGIO SAMPAIO

TIM MAIA

CANAL YOUTUBE

Discos Marcus Pereira 1967-1981

Catálogo completo.

“Apaixonado pela música do Brasil e em resposta ao que considerava a dominação do cenário musical brasileiro pelas indústrias multinacionais, bem como com a descaracterização da música popular brasileira pela excessiva influência e imitação de grupos estrangeiros, Marcus Pereira se destacou por promover a gravação e trazer a lume composições genuinamente brasileiras, revelando assim, o mapa musical do Brasil”. (Canal Música Boa)

O Armazém Memória colabora com o esforço anônimo e coletivo para recuperação e difusão desta discografia, organizando esta página como um tributo a Marcus Pereira e mais um ponto de acesso a estes registros, que seguindo os passos de Mário de Andrade e a Missão de Pesquisa Folclórica realizada em 1938, criou uma coleção de discos de grande valor cultural para o Brasil entre os anos de 1967-1981.

Aqui estão 171 discos lançados pela gravadora ‘Discos Marcus Pereira’, selo independente de música brasileira, cujo idealizador foi retratado nas palavras destacadas acima do canal Musica Boa, que criou o acesso no Youtube, dando sequencia a um trabalho coletivo e voluntário de pesquisa e consolidação do catálogo, reunião e digitalização dos álbuns, feito por internautas. Cada vídeo é um disco completo.

Marcus Pereira apesar de sua trágica morte, vive e revive a cada download da coleção completa e a cada execução dos discos que produziu, cujo acervo deveria ser tombado como patrimônio da cultura brasileira.

SELOS

INDEPENDENTES

Artezanal 1977-

Fundado por Antonio Adolfo, cujo disco Feito em Casa iniciou os trabalhos do selo Artezanal, que editou outros 15 discos e uma VHS Vídeo-aula, chamada “Secrets of Brazilian Music”.

Lira Paulistana 1979-1986

O selo lançou 19 LPs e 4 Compactos.

Som da Gente 1981-1992

O selo Som da Gente, ativo entre 1981 e 1992, foi criado e gerenciado pelo casal de compositores Walter Santos e Teresa Souza. Produziu 46 discos exclusivamente instrumentais.

Carmo Produções Artísticas 1983-1987

Selo musical ligado a Egberto Gismonti. Publicou 18 discos.

Banguela Records 1994-1995

Selo fonográfico da Warner Music Brasil criada por integrantes dos Titãs e pelo produtor Carlos Eduardo Miranda. Responsável pelo lançamento de várias bandas de rock brasileiro do período.

COLETÂNEA

Lindo Sonho Delirante: 100 discos psicodélicos do Brasil (1968-1975)

Clique no disco escolhido para acionar o jukebox.

 

PESQUISA E ORGANIZAÇÃO – JULIO ZELIC

Colaboração – Marcelo ZElic