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Cinema Marginal: A Imaginação Contra o Poder

Esta mostra foi exibida em Porto Alegre na Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro) em maio de 2008, reunindo 10 títulos clássicos do movimento conhecido como Cinema Marginal.

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REDESCOBRINDO A II GUERRA MUNDIAL

Filmes restaurados e em cores que mostram a Segunda Guerra Mundial como nunca se viu antes. “Redescobrindo a Segunda Guerra” relata esse conflito terrível por meio do trágico destino de quem foi à guerra (soldados), de quem sofreu as suas consequências (civis) e de quem a comandou (chefes militares e políticos). A guerra matou 50 milhões de homens e mulheres no mundo todo – e foi a primeira da história com tantas vítimas civis quanto baixas militares.

O Mundo em Guerra

1973 – 26 capítulos

Battlefield

1996 – 21 capítulos

70 anos da II Guerra Mundial

2009 – 30 capítulos

Eles Filmaram a Guerra em Cores

2014 – 4 capítulos

De Nuremberg a Nuremberg

1989 – 4 capítulos

A História da Segunda Guerra Mundial

1999 – 24 capítulos

II Guerra Mundial em Cores

2010-2011 – 13 capítulos

The Spielberg Jewish Film Archive

32 capítulos

MOSTRA

Documentários e Desenhos

Catálogo

Mostra: Apontamentos sobre o fascismo

DOCUMENTÁRIOS

DESENHOS

ACERVO

VISÕES DO FRONT

Nesta sessão estão disponíveis coleções de registros produzidos pelas principais forças envolvidas na II guerra mundial. Da Alemanha e Estados Unidos tele-jornais cobrindo boa parte do conflito, expondo a comunicação como uma das armas utilizadas no conflito. Da Inglaterra uma coletânea de transmissões de rádio feitas pela BBC de Londres. Da Rússia e Itália uma série de documentários que conta o conflito a partir de suas visões e interesses. Do Japão é preciso ver e entender do que se trata…

Alemanha

(Die Deutsche Wochenschau)

Foi uma série de notícias da Alemanha nazista produzida de junho 1940 até março de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Estão disponíveis 168 filmes e entre os episódios, se encontram imagens raras da Batalha da Normandia, cenas do Wolfsschanze após o atentado de 20 de julho, além das últimas imagens da Batalha de Berlim.

Estados Unidos

United News

Este noticiário abrange as atividades aliadas da guerra (e um ano de eventos pós-guerra) a partir de junho 1942 a setembro de 1946. Cada versão semanal contém um a nove notícias e em médias um pouco mais de nove minutos de duração. Ele tem a vantagem adicional de uma narração completa e claro também um tipo de propaganda.

Inglaterra

(BBC News)

Na época, a Grã-Bretanha viu potências rivais como a Alemanha, a Itália e a União Soviética se engajarem em transmissões de rádio para o exterior, muitas vezes com a finalidade exclusiva de fazer propaganda para seus sistemas de governo (nazismo, fascismo e comunismo). Países com quem a Grã-Bretanha tinha boas relações, como os Estados Unidos ou a Holanda, também tinham dado início a esse tipo de iniciativa, fazendo com que as ondas curtas se tornassem o cenário de uma verdadeira “guerra de idéias” radiofônica.

Rússia

(Soviet Storm)

Tempestade Soviética é uma série de televisão nova e épica da Frente Oriental da Segunda Guerra Mundial. Dando uma perspectiva russa sem precedentes no teatro mais decisivo e sangrento da guerra. Este foi um conflito de escala impressionante e selvageria. Quatro em cada cinco soldados alemães mortos na Segunda Guerra Mundial morreram na Frente Oriental. O Exército Vermelho sofreu dez vezes mais mortos que os aliados ocidentais somados.

Itália

(La Storia del Fascismo)

Corriere della Sera, em colaboração com Rai Trade, propõe ‘A história do fascismo’ reconstruindo em 13 capítulos, através de filmes do período e evidências originais, os eventos do período fascista do primeiro momento de luta de 1919 a eventos na República social italiana que terminou com a exposição dos corpos sem vida de Mussolini e Claretta Petacci em Piazzale Loreto, em Milão. A obra foi editada por Piero Melograni, historiador e escritor italiano.

Japão

(Playlist do Youtube)

É preciso pesquisar sobre os registros japoneses sobre a segunda guerra. Pela dificuldade de compreensão da língua apresentamos esta playlist que evidentemente precisa de uma avaliação crítica sobre seu conteúdo, para compreender se ela é capaz de retratar uma visão japonesa sobre o conflito.

PROPAGANDA DE GUERRA

CARTAZES

Seleção de imagens de propaganda anti-nazi e anti-fascista, 1937-1945. Em português, inglês, russo, catalão, castelhano e francês.

Cartaz Americano

Eu Quero Você para Exército dos EUA

Talvez um dos mais famosos cartazes de propaganda de qualquer tempo, “Eu Quero Você para Exército dos EUA” foi, na verdade, encomendado para a Primeira Guerra Mundial. Baseado em um cartaz de recrutamento britânico igualmente icônico, esta imagem indelével se mostrou tão eficaz, que também foi amplamente utilizada na Segunda Guerra Mundial. Mesmo aos nossos olhos, viciados nas  mídias do século XXI, não é difícil ver por que tantos jovens atenderam à chamada. O rosto severo, mas paternal do ícone nacional Tio Sam, parece estar olhando diretamente em nossa alma, não importa de que forma olhemos para o cartaz. O apelo à honra e ao dever, para não mencionar o tom ligeiramente sinistro, foi suficiente para convencer inúmeros homens de boa vontade a alistar-se para uma turnê no Inferno. Se isso não é uma peça eficaz de propaganda, o que será?……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Alemão

Um  povo, um Império, um Líder.

Enquanto a América usou uma figura de ficção vestida com as cores da bandeira americana, grande parte da propaganda da Alemanha contou com a imagem de Adolf Hitler. Hitler não inventou o fascismo ou o culto à personalidade que o alimentou, mas ele certamente aperfeiçoou esse ultimo. Hitler não era um homem particularmente atraente, mesmo para os padrões de sua época e em nenhuma hipótese estava perto do ideal ariano que ele tantas vezes exaltou, ele, no entanto, vendeu a sua imagem ao público alemão como símbolo inequívoco de todos os desejos e ambições do povo germânico. Um exemplo clássico disso é “Ein Volk, Ein Reich, Ein Führer!” Simplesmente: “Um  povo, um Império, um Líder”. Essa peça de publicidade foi usada largamente em todas as terras conquistadas pelos alemães, para inspirar lealdade e um orgulho feroz no alemães étnicos que viviam nesses lugares. Ao contrário do olhar penetrante do Tio Sam, Hitler está olhando para o lado, para um futuro onde  os alemães seriam os mestres do mundo. Uma imagem poderosa e incrivelmente eficaz.………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Inglês

Mantenha-se calmo e siga em frente

Enquanto Hitler e os nazistas alemães estavam ocupados, convencidos de seu destino glorioso, o governo britânico tentava desesperadamente convencer seus cidadãos de que sua nação não estava prestes a ser totalmente destruída. Em 1939, a maioria dos britânicos temia que num futuro muito próximo, milhões de soldados alemães  desembarcariam nas praias inglesas. O governo, a única grande potência que na época estava em guerra contra a Alemanha, sabia que, se naquele momento a Alemanha estava a perseguir suas outras ambições, logo ela voltaria sua plena fúria e atenção para o Reino Unido. Para manter o moral, o Ministério da Informação Britânico encomendou uma série de cartazes para lembrar os cidadãos de seu caráter nacional. A mais emblemática delas foi “Keep Calm and Carry On”. Uma mensagem simples em negrito abaixo de uma imagem da coroa, mas uma mensagem que capturou a essência da identidade britânica. Curiosamente, apesar de milhões de exemplares terem sido impressos, o cartaz nunca foi amplamente exibido durante a guerra, só recentemente ele foi redescoberto e popularizado. Ele continua a ser um exemplo surpreendente de como algumas palavras e uma simples imagem podem capturar o espírito de uma nação inteira.…………………………

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Russo

A Pátria Está Chamando Você

Uma vez que os russos entraram na guerra, eles produziram um cartaz de recrutamento que rivalizava com o chamado de Tio Sam em popularidade e eficácia. Em vez de usar uma figura de pai de olhos de aço para recrutar soldados para o seu dever patriótico, os russos usaram uma mulher. Com um olhar tão penetrante como o do Tio Sam, a Mãe Rússia olhou para as almas dos jovens russos e lembrou-lhes das mães, avós, esposas e irmãs que eles tinham perdido na brutal invasão alemã de sua terra natal. Ao apelar para o amor intenso do país que a maioria dos russos compartilhava, esse cartaz galvanizou o desejo de vingança que os homens russos sentiam. E esse  desejo manteve-se ardente quando os russos começaram a contra atacar as forças alemãs.……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Japonês

Ascensão da Ásia

Para o americano médio, o britânico, ou russo que viam o Império Japonês rapidamente se alastrar por toda a Ásia, o Japão estava em uma corrida imperialista, subjugando qualquer um que ousasse ficar no caminho de sua ambição. Os japoneses, no entanto, viam a si mesmos e as suas conquistas de maneira muito diferente. Para eles, as invasões da Coréia, Taiwan, China, Filipinas, e das cadeias de ilhas do Pacífico Sul foram uma tentativa de aliviar a região de influência do lado ocidental, e criar, bem como liderar, uma asiática  “Esfera de Co-Prosperidade.” Para reforçar ainda mais essa ideia e convencer o povo de suas novas colônias a aceitar a realidade do domínio japonês, eles criaram o cartaz “Rise of Asia”. Mostrando um nobre soldado japonês rompendo as correntes do domínio ocidental e de pé sobre caricaturas dos derrotados Grã-Bretanha e Estados Unidos, o cartaz foi concebido para sinalizar que uma nova ordem estava nascendo, uma nova ordem que libertaria os povos oprimidos ao longo de toda a Ásia. Infelizmente, para os japoneses, suas ações nas terras conquistadas não convenceram ninguém e eles enfrentaram uma resistência sangrenta em quase todos os países que tentaram agregar ao seu império.………………………………………………………………………………………………………………

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Americano

Este é o inimigo

Uma das principais características da propaganda durante a guerra é a tentativa de apelar para todas os ideais e  emoções humanas, quer se trate de desejos nobres como a justiça e a liberdade, ou não tão nobres, como o ódio e o medo. Uma das ferramentas mais eficazes para seduzir as mentes e conquistar o apoio de uma população para a guerra, é o velho e conhecido racismo. Usada pelos exércitos desde a aurora dos tempos, a técnica funciona porque ela transforma os inimigos como algo menos do que humano, um flagelo que deve ser erradicado antes que ele destrua tudo o que amamos e prezamos. Há inúmeros exemplos de cartazes de propaganda racista da Segunda Guerra Mundial, mas um dos melhores exemplos foi o cartaz americano “Este é o inimigo.” Chocante pelos padrões de hoje, ele mostra uma caricatura sorridente de um soldado japonês com olhos oblíquos e braços simiescos levando embora uma mulher branca nua. É uma imagem escura, enervante. Talvez a coisa mais assustadora sobre o cartaz é que ele não se destinava a criar uma nova imagem dos japoneses, mas sim, para reforçar uma já ampla e inquestionavelmente opinião que os americanos tinham sobre o povo do Japão.…………………………………………………………………………..

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Americano

Tenha certeza de ter a hora correta

Cartazes racistas não eram utilizados apenas para atiçar o ódios  naqueles que ficavam em casa. O cartaz americano “Tenha certeza de ter a hora correta” usa uma imagem racista semelhante ao cartaz anterior para lembrar os soldados do valor operacional de manter seus relógios intactos, enquanto no campo de batalha.Com suas versões flagrantemente ofensivas das caricaturas de Hitler, Mussolini e Tojo, ele expressa o ódio que todos os soldados deveriam sentir por  seus inimigos. A animosidade vem fácil quando um grupo está tentando matar você e seus amigos, e as forças armadas americanas sabiam disso, toda chance que tiveram, inclusive em simples cartazes de instrução, os senhores da guerra lembraram os homens que lutaram por eles que os inimigos eram monstros que mereciam somente a morte e o desprezo.………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Inglês

Lábios soltos afundam navios

Racismo, é claro, não era a única forma eficaz de lembrar os membros das forças armadas de que eles precisavam manter a disciplina em todos os momentos. O cartaz britânico “Loose Lips Sink Ships” tem uma rima simples, uma imagem icônica gritante, e uma barra de vermelho escuro para alertar os soldados sobre os perigos de se falar fora de hora sobre as ações que eles estavam prestes a tomar. Soldados e marinheiros, muitas vezes lidavam com  longos períodos de inatividade, comuns na vida militar, sendo muito comum as fofocas. Infelizmente, a maioria dos planos militares dependem de sigilo. Levando em conta o fato de que as grandes potências da Segunda Guerra Mundial estavam planejando e executando alguns dos esforços militares mais complexos já realizados na história da humanidade, torna-se evidente o quanto de dano um soldado tagarela poderia causar. Daí a existência desse cartaz e de outros milhares semelhantes a ele.…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Americano

Nós podemos fazer isso!

Além da necessidade muito real de convencer os cidadãos a se inscreverem para o serviço militar, os governos também tinham que persuadir as pessoas que ficaram para trás da importância de seus esforços de guerra. Nos Estados Unidos, o que se viu foi uma incrível necessidade de trabalhadores qualificados para produzir os materiais que os Aliados precisavam para lutar contra o Eixo, muitos dos cartazes de propaganda mais memoráveis foram os destinados à população civil. De longe, o mais emblemático  foi “We Can Do It”. Um simples cartaz de uma mulher que trabalha (baseado na personagem real de “Rosie, a rebitadeira”) flexionando seus músculos, deixa bem claro o novo poder das mulheres em toda a América. Ativas no serviço em fábricas em todo o país, essas mulheres eram parte vital do esforço de guerra dos EUA e, pela primeira vez na história do país, elas tornaram-se uma força econômica a ser considerada. Embora as coisas tenham mudado muito desde que a guerra terminou, o cartaz ainda é usado como um símbolo do poder feminino. Um poder só despertado pela necessidade, um poder que iria mudar a face do país para as gerações vindouras.…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

Cartaz Americano

Lembre-se do 7  de setembro

Antes do dia 7 de dezembro  de 1941, poucos americanos sentiam que seu país deveria entrar na guerra. O isolacionismo era um sentimento popular em toda a esfera política, e a nação americana havia permanecido quase que inteiramente incólume da carnificina a acontecer nos outros lados do Atlântico e do Pacífico. A América estava feliz com o fornecimento de grandes quantidades de material de guerra para seus aliados, mas isso era o mais longe que a maioria das pessoas estavam dispostas a ir. Então, o Japão atacou Pearl Harbor. Mesmo que a agressão tenha sido um golpe quase fatal para a frota americana do Pacífico, ela foi um dos mais caros erros que o Japão poderia cometer. O gigante adormecido foi despertado e a entrada completa dos EUA na guerra era inevitável. Para estimular a raiva que os americanos sentiram, o governo produziu um dos mais comoventes cartazes de propaganda já feitos, “Lembre-se do 7 de dezembro “. Uma imagem do assombro de uma bandeira americana esfarrapada, resolutamente balançando contra um céu enegrecido pela fumaça das explosões. O cartaz capturou perfeitamente a emoção de seu público-alvo. E mais importante, inspirou que milhares de cidadãos americanos visitassem o escritório de recrutamento local.…………..

Fonte: Kid Bentinho – História para quem gosta de histórias!

O fascismo vai pra cima de um grupo político e não para. Democratas do Brasil, uni-vos.

O fascismo vai pra cima de um grupo político e não para. Democratas do Brasil, uni-vos.

CRONOLOGIA

O Brasil durante a II Guerra Mundial

(Wikipédia, a enciclopédia livre.)
 1939  1940  1941  1942  1943  1944  1945  1946

Para que o fascismo não triunfe no Brasil!

Defenda a democracia, participe e organize a luta por nenhum direito a menos.

Documentos Secretos da Ditadura | | TV Brasil

Documentos Secretos da Ditadura | | TV Brasil

Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) expirou o prazo estabelecido pela Lei de Anistia para que arquivos secretos da ditadura continuassem fechados.

Entretanto, no final do seu segundo mandato, FHC criou uma lei que estabelecia sigilo por tempo indeterminado para documentos com carimbo de “ultrassecreto”.

Com a eleição de Lula, movimentos organizados pelo direito à memória e à verdade esperavam que a lei de FHC fosse extinta. Porém, o que ocorreu foi a formulação da Lei de Acesso à Informação, sancionada em novembro de 2011 no governo Dilma Rousseff, que estabeleceu sigilo por 5, 15 e 25 anos para arquivos classificados como “reservados”, “secretos” e “ultrassecretos”, respectivamente, com o argumento de serem imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado.

O passo importante foi a presidência da república sancionar, junto à Lei de Acesso à Informação, a criação da Comissão Nacional da Verdade, com pleno acesso aos documentos, sejam “reservados”, “secretos” ou “ultrassecretos”. O obejtivo é trazer à tona as violações aos direitos humanos praticados por agentes do estado, de 1946 a 5 de outubro de 1988.

Para discutir a questão, o programa Brasilianas.org convida o Coordenador-Geral de Memória Histórica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Marcelo Torelly; um dos membros da Comissão Nacional da Verdade, Cláudio Lemos Fonteles; o vice-presidente do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e coordenador do projeto Armazém Memória, Marcelo Zelic; e a Procuradora da República em São Paulo, Eugênia Augusta Gonzaga.

Apresentação: Luis Nassif

Fonte: Documentos Secretos da Ditadura | | TV Brasil

XVII ENPDC: Encontro Nacional de Procuradoras e Procuradores dos Direitos do Cidadão.

XVII ENPDC: Encontro Nacional de Procuradoras e Procuradores dos Direitos do Cidadão.

PALESTRANTES

ALEXANDRE AMARAL GAVRONSKI
Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul

ÁLVARO LOTUFO MANZANO
Procurador da República (PR/TO)

ANALÚCIA HARTMANN
Procuradora da República (PR/SC)

CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA VASCONCELOS
Subprocurador-Geral da República

CLAUDIO CHEQUER
Procurador da República (PRM/Itaperuna/RJ) (a confirmar)

DANIEL ANTÔNIO DE MORAES SARMENTO
Procurador Regional da República (PRR 2ª Região)

DARCY SANTANA VITOBELLO
Subprocuradora-Geral da República

DUCIRAN VAN MARSEN FARENA
Procurador Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba (PR/PB)

INÊS VIRGÍNIA PRADO SOARES
Procuradora da República (PR/SP)

IVANA FARINA NAVARRETE PENA
Procuradora de Justiça (MP/GO)

JEFFERSON APARECIDO DIAS
Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo – PRDC/SP

JOSÉ ELAERES MARQUES TEIXEIRA
Procurador Regional da República (PRR 1ª Região)

LÉLIO FERRAZ DE SIQUEIRA NETO
Promotor de Justiça Coordenador da Área da Infância e Juventude – CAO – MP/SP (a confirmar)

LUCIANO MARIZ MAIA
Procurador Regional da República (PRR 5ª Região)

MARCELO ZELIC
Coordenador do Projeto Armazém Memória e Vice-Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais

MÁRCIA MORGADO MIRANDA
Procuradora da República (PR/RJ)

MARIA TEREZA UILLE GOMES
Secretária de Estado da Justiça e da Cidadania no Paraná

MARLON ALBERTO WEICHERT
Procurador Regional da República – PRR 3ª Região

MAURÍCIO PESSUTTO
Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Santa Catarina (PR/SC)

OSWALDO JOSÉ BARBOSA SILVA
Procurador Regional da República (PRR/1ª Região)

ROSEMARY SOUTO MAIOR DE ALMEIDA
Promotora de Justiça (MP/PE)

SÉRGIO GARDENGHI SUIAMA
Procurador da República (PR/SP)

SÉRGIO LUIZ PINEL
Procurador da República (PRM/São João de Meriti/RJ)

Fonte: …:XVII ENPDC:….

Verdade a serviço da impunidade – Viomundo – O que você não vê na mídia

Verdade a serviço da impunidade – Viomundo – O que você não vê na mídia

Descumprimento da sentença da OEA sobre crimes da ditadura militar.

Caros Azenha e Conceição Lemes, no Brasil a verdade foi colocada a serviço da impunidade,via e-mail

A negativa do governo em cumprir a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o caso Araguaia e rever os impedimentos legais que ferem a cidadania e os direitos humanos, negando acesso à justiça àqueles que desejarem processar torturadores e assassinos da ditadura militar, reafirmando a posição do STF na ADPF 153 que interpretou a lei de Anistia de 79 como sendo de dupla mão, é um acinte.

No Congresso Nacional na Comissão de Relações Exteriores mais um golpe a favor da impunidade será dado. O PL da Deputada Luiza Erundina será enterrado amanhã. O voto do substitutivo produzido pelo Deputado Ivan Valente, não foi levado em consideração e as chances dele ser aprovado são ínfimas.

Expresso aqui posição e exijo o CUMPRA-SE.

Enquanto nos mobilizamos para discutir a criação da Comissão da Verdade o prazo da sentença que condenou o Brasil por crimes de lesa-humanidade se expira e as forças políticas que poderiam atuar se perdem no caminho proposto para abafar, para esconder, para enganar a sociedade sobre a condenação que sofremos.

PELA APROVAÇÃO DO PL da DEPUTADA LUIZA ERUNDINA.

PELO CUMPRIMENTO INTEGRAL DA SENTENÇA DA OEA SOBRE OS CRIMES DA DITADURA CIVIL-MILITAR.

PELA COMISSÂO DA VERDADE COM JUSTIÇA (e isso só será fato se por justiça entendermos não algo teórico e sim o cumprimento dos pontos que nos condenaram enquanto nação e fundamentamentalmente a desobristrução da justiça para que torturadores sejam processados).

Não há direitos humanos pela metade, ou temos compromisso com ele ou não. O Governo Dilma está em cheque neste campo.

Abraços

Marcelo Zelic

Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo

Coordenador do Projeto Armazém Memória

Fonte: Marcelo Zelic: Verdade a serviço da impunidade – Viomundo – O que você não vê na mídia